Assassin's Creed Shadows: Romances LGBTQ+ são Opcionais e não afetam a história do Jogo
- Nome Desconhecido
- 12 de abr.
- 3 min de leitura
Atualizado: 16 de mai.

A chegada de Assassin's Creed: Shadow causou um certo rebuliço na comunidade gamer, principalmente por conta das opções de romance entre pessoas do mesmo sexo no jogo.
No entanto, a Ubisoft foi rápida em tomar uma posição, garantindo que essas escolhas fossem completamente opcionais e não canônicas dentro da história do jogo.
A reação à nova entrada na série não é surpreendente, considerando que romances LGBTQ+ já foram apresentados em jogos anteriores da série, como Assassin’s Creed: Odyssey e Assassin’s Creed: Valhalla.
Assassin's Creed explorou temas como diversidade e representatividade ao longo dos anos, incluindo a possibilidade de romances entre personagens do mesmo sexo, como os relacionamentos de Yasuke e Naoie com casais do mesmo sexo, bem como relacionamentos com personagens não binários.
No entanto, a introdução desses romances em Assassin's Creed: Shadow gerou uma onda de críticas, especialmente daqueles que discordam da abordagem.
Em um esforço para acalmar a situação, a Ubisoft publicou um artigo bem-humorado no GamesRadar esclarecendo: "Lembre-se do quarto princípio de Creed: flertar em RPGs é sempre opcional."
Esses romances só acontecem se o jogador decidir persegui-los, com a Ubisoft enfatizando que "você controla os botões que pressiona". Como resultado, a narrativa do jogo se ajusta às escolhas do jogador, dando a ele a liberdade de explorar diferentes caminhos, mas sem impor nenhum tipo de obrigação.
Além de serem opcionais, os romances que aparecem em Assassin's Creed: Shadow não são canônicos, o que significa que não fazem parte da história principal do jogo.
Em resposta aos pedidos da comunidade, a Ubisoft implementou um novo modo chamado "Modo Canônico", pois a comunidade ficou confusa com a falta de clareza sobre o que é considerado cânone em histórias anteriores.
No Modo Canônico, todas as decisões do jogador são tomadas com base nos “verdadeiros eventos” da história, sem interferência das escolhas pessoais.
Nesse modo, personagens como Naoe e Yasuke não se envolvem romanticamente com ninguém, mostrando que qualquer romance do jogo é apenas para a diversão do jogador e não afeta o desenvolvimento principal da trama.
A iniciativa veio como resposta a críticas em relação a Odyssey e Valhalla, onde, por exemplo, os jogadores que escolhiam jogar com Alexios em Odyssey se surpreendiam ao ver Kassandra aparecendo como protagonista em Valhalla.
Com o novo recurso, a Ubisoft busca garantir maior clareza, permitindo que os jogadores saibam com precisão o que é considerado parte da linha principal da história.
A implementação de romances opcionais e a introdução do Modo Canônico visam aumentar a flexibilidade e o controle do jogador sobre sua experiência.
A Ubisoft reiterou que, assim como Kingdom Come: Deliverance foi criticado por seu romance LGBTQ+, as escolhas em Assassin's Creed: Shadow são para diversão pessoal e não têm nada a ver com o enredo oficial do jogo.
O debate sobre representação em videogames continua sendo um tópico importante, e a Ubisoft parece disposta a responder aos pedidos da comunidade por alternativas que respeitem a diversidade de opções sem comprometer a narrativa central da série.
Com Assassin’s Creed: Shadow, a Ubisoft equilibrou com sucesso o romance LGBTQ+ com a liberdade de escolha, garantindo que os jogadores possam aproveitar o jogo de acordo com seus interesses.
Ao oferecer um modo canônico, a empresa garante que as preferências pessoais não interfiram na história principal, mantendo assim a essência da série Assassin's Creed.
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